quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Projeto Olimpíada Solidária


A cada quatro anos, atletas de vários países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores.
            A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.


            Esse tema torna-se tão atraente que ultrapassa a sala de aula e acaba por envolver toda escola. Isso é muito bom porque as Olimpíadas, por suas características, abrem importantes janelas para o conhecimento do mundo em que vivemos: seus povos, suas culturas, suas histórias e suas geografias.
            A escola Hosana Salles é integrante do selo “Escola Solidária”, projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades, assim mobilizar  os estudantes para uma ação solidária é  algo que fazem deles protagonistas do processo de mudança para alcançar o desenvolvimento e reduzir a desigualdade social.


            Objetivo geral:
 Introduzir os alunos ao conhecimento acerca dos jogos Olímpicos, a partir do estudo de seus aspectos históricos, seus símbolos e categorias esportivas (individuais e coletivas), com a finalidade de estimular o interesse e curiosidade acerca deste fenômeno esportivo, por meio de atividades que favoreçam a reflexão coletiva;
·         Sensibilizar estudantes a estenderem as mãos àqueles que necessitam de ajuda.


Objetivos específicos
·   Refletir sobre o contexto histórico que envolve a realização dos jogos Olímpicos em um determinado país;
·         Desenvolver um olhar crítico sobre esse evento esportivo;
·         Conhecer os países participantes e suas bandeiras;
·         Aprofundar o conhecimento sobre o país e cidade sede das Olimpíadas;
·         Adotar no cotidiano, atitudes de solidariedade e cooperação;
·         Arrecadar alimentos e utensílios de higiene para doação;
·         Incentivar a participação social em contrapartida ao descaso e a indiferença.

Estratégias de ação
Para a execução do projeto foi utilizada as seguintes metodologias:
Ø  Seleção dos países participantes para o sorteio, assim cada turma foi contemplada com um país;
Ø  Formação de grupos em sala de aula, visando trabalhar os seguintes aspectos: características naturais, localização geográfica, história olímpica, economia, cultura, religião, política, culinária, bandeira e idioma;
Ø  Preparação do espaço físico, ou seja, arrumação das salas com elementos que lembrem o país em estudo;
Ø  Arrecadação de alimentos, leite e produtos de higiene pessoal.
Ø  Culminância: cerimônia de encerramento.

Programação da cerimônia
Abertura (fala do Diretor)
8:30h
Desfile das Bandeiras
8:40h
Hino Nacional
8:50h
Ginástica Ritmica
9:00h
Dança Indiana (2º M²)
9:15h
Dança Venezuaela (3º M³)
9:30h
Capoeira (EMEB “Luiz Marques”)
9:45h
Visitação
------------
Encerramento
11h



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário