A cada quatro anos, atletas
de vários países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de
modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de
povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os
cinco continentes e suas cores.
A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o
espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.
Esse tema torna-se tão atraente que ultrapassa a sala de
aula e acaba por envolver toda escola. Isso é muito bom porque as Olimpíadas,
por suas características, abrem importantes janelas para o conhecimento do
mundo em que vivemos: seus povos, suas culturas, suas histórias e suas geografias.
A escola Hosana Salles é integrante do selo “Escola
Solidária”, projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas
brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades, assim
mobilizar os estudantes para uma ação solidária
é algo que fazem deles protagonistas do
processo de mudança para alcançar o desenvolvimento e reduzir a desigualdade
social.
Objetivo geral:
Introduzir os alunos ao conhecimento
acerca dos jogos Olímpicos, a partir do estudo de seus aspectos históricos,
seus símbolos e categorias esportivas (individuais e coletivas), com a
finalidade de estimular o interesse e curiosidade acerca deste fenômeno
esportivo, por meio de atividades que favoreçam a reflexão coletiva;
·
Sensibilizar estudantes a estenderem as mãos
àqueles que necessitam de ajuda.
Objetivos
específicos
· Refletir sobre o contexto histórico que
envolve a realização dos jogos Olímpicos em um determinado país;
·
Desenvolver um olhar crítico sobre esse
evento esportivo;
·
Conhecer os países participantes e suas
bandeiras;
·
Aprofundar o conhecimento sobre o país e
cidade sede das Olimpíadas;
·
Adotar no cotidiano, atitudes de
solidariedade e cooperação;
·
Arrecadar alimentos e utensílios de higiene
para doação;
·
Incentivar a participação social em
contrapartida ao descaso e a indiferença.
Estratégias
de ação
Para
a execução do projeto foi utilizada as seguintes metodologias:
Ø Seleção
dos países participantes para o sorteio, assim cada turma foi contemplada com
um país;
Ø Formação
de grupos em sala de aula, visando trabalhar os seguintes aspectos:
características naturais, localização geográfica, história olímpica, economia,
cultura, religião, política, culinária, bandeira e idioma;
Ø Preparação
do espaço físico, ou seja, arrumação das salas com elementos que lembrem o país
em estudo;
Ø Arrecadação
de alimentos, leite e produtos de higiene pessoal.
Ø Culminância:
cerimônia de encerramento.
Programação
da cerimônia
Abertura (fala do Diretor)
|
8:30h
|
Desfile das Bandeiras
|
8:40h
|
Hino Nacional
|
8:50h
|
Ginástica Ritmica
|
9:00h
|
Dança Indiana (2º M²)
|
9:15h
|
Dança Venezuaela (3º M³)
|
9:30h
|
Capoeira (EMEB “Luiz Marques”)
|
9:45h
|
Visitação
|
------------
|
Encerramento
|
11h
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário